Exmº. Senhor
Director de Informação da SIC
Estando anunciado para hoje, dia 28 de Julho, pelas 21 horas, um debate entre os candidatos pelo PS e pelo PSD à Câmara Municipal de Lisboa, consideramos inadmissível a não inclusão no debate de Ruben de Carvalho, cabeça de lista da CDU à mesma eleição, apresentado publicamente deste 26 de Março de 2009.
Não é admissível no plano legal porque, estando marcadas eleições, a SIC como concessionária de um serviço que é público, está obrigada pela Lei a respeitar o princípio da igualdade de tratamento e isenção em relação às candidaturas apresentadas.
Acresce que a CDU não é apenas mais uma força que aparece para marcar presença em período eleitoral. A CDU tem uma história de ligação aos trabalhadores, bairros, movimento associativo e população da cidade, está ligada ao que de melhor foi feito em Lisboa nos últimos 33 anos. Foi a única força que no plano político fez frente à desastrosa política do PSD/ Santana Lopes / Carmona Rodrigues, tem um presente de combate a tudo o que é negativo e de apresentação de propostas para melhorar a vida em Lisboa.
A CDU é uma grande força autárquica em Lisboa, com dois vereadores. Preside a 8 freguesias, tendo mais de 150 eleitos nos vários órgãos autárquicos.
A CDU reclama da SIC o respeito pela legalidade democrática, dando o mesmo tempo de antena a Ruben de Carvalho, cobrindo em pé de igualdade as iniciativas das várias forças políticas, não se escondendo debaixo do eufemismo dos critérios jornalísticos para fugir ao cumprimento da Lei a que está obrigada.
A CDU utilizará todos os mecanismos legais ao seu alcance, para que os cidadãos de Lisboa não sejam manipulados e possam optar em consciência, votando livremente no dia 11 de Outubro.
28 Julho de 2009
Pel’ A CDU
Carlos Chaparro