quinta-feira, 16 de abril de 2009

Há insegurança em Lisboa

A situação da Cidade de Lisboa em matéria de insegurança é insustentável. A culpa cabe por igual à Câmara que desleixou sempre este sector e ao Governo que por causa da poupança nestas coisas (e do esbanjamento noutras) corta nas despesas mais simples e até encerra esquadras a torto e a direito.


Claro que a mais profunda explicação desta situação nos leva à crise económica e social que se vive, em resultado das opções políticas e económicas que têm vindo a ser tomadas pelo governo, tem como consequência o brutal agravamento do desemprego, da pobreza, da exclusão e da discriminação, verdadeiro “caldo de cultura” do aumento dos problemas de segurança, também na Cidade de Lisboa.

Propostas de solução
A CDU aponta sobretudo as seguintes medidas para resolver o problema: mais política social nos bairros; mais equipamentos; mais iluminação pública e mais limpeza;- policiamento de proximidade; conhecimento e relação de confiança mútua entre as forças de segurança e os moradores; mais esquadras de bairro e de zonas residenciais;- reforço do funcionamento do Conselho Municipal; reforço e prestígio da Polícia Municipal.É preciso mais desenvolvimentoComo na CDU temos dito, repetidamente, os problemas da criminalidade e da segurança dos cidadãos não se resolvem exclusivamente com medidas de natureza policial. São necessárias políticas de desenvolvimento integrado, de justiça social e de melhoria da qualidade de vida das pessoas – no plano económico e cultural, no plano da melhoria do espaço urbano, da criação de estruturas de apoio às famílias, às crianças e aos jovens, da inserção e defesa de direitos dos imigrantes e minorias étnicas, de prevenção e tratamento da toxicodependência.
Uma coisa é certa: o PCP continuará a assumir as suas responsabilidades nesta matéria, a insistir nas suas propostas e a apoiar as reivindicações e a luta das populações, factor indispensável para a construção de uma cidade e de um país mais seguros.