quinta-feira, 16 de abril de 2009

CDU apresenta equipas para Lisboa

A CDU apresentou já os cabeças de lista e o essencial das equipas de candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal de Lisboa. Numa sala completamente cheia de activistas, e na presença de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP e de dirigentes do PEV e da Intervenção Democrática, a sessão decorreu em ambiente de grande confiança no desempenho da CDU.
Ruben de Carvalho, Jornalista, e Modesto Navarro, escritor, são os cabeças de lista.


Na sessão de apresentação, Modesto Navarro disse que «o PS e o PSD esvaziaram os órgãos deliberativos municipais e de freguesia, ao longo dos anos (…)» e que, ao contrário, os eleitos da CDU defendem «os interesses fundamentais das populações e dos trabalhadores, apoiando nomeadamente os mais desfavorecidos e os que combatem pelos seus direitos».
Ruben de Carvalho, por seu lado, afirmou que «o urbanismo do PS de António Costa e Manuel Salgado na Câmara tem-se caracterizado por uma operação, seguramente mais hábil que a da tosca política direita de Santana Lopes ou Carmona Rodrigues (e talvez por isso mesmo mais condenável), mas conducente exactamente às mesmas consequências (…)».
Carlos Chaparro, responsável da CDU de Lisboa, sublinhou, à margem da sessão: «O programa eleitoral está em fase de elaboração, num processo muito alargado, onde participam dezenas largas de pessoas do PCP, Verdes e independentes. (…) A verdadeira plataforma de esquerda é a CDU».
A encerrar, as palavras de Jerónimo de Sousa vieram incentivar a CDU de Lisboa a prosseguir a sua função de alternativa no Município de Lisboa, recordando «a obra realizada ao longo de três décadas (…)» numa cidade que se quer «espaço de vivência das suas populações, dos seus bairros e freguesias cujo futuro de bem-estar (…)».

As equipas apresentadas
Câmara Municipal
Anabela Diniz, Socióloga. Eleita na JF de Santa Catarina. PCP;
Carlos Moura, Engenheiro do Ambiente. Ex-dirigente da Quercus/Lisboa. Membro da Plataforma dos Utentes da Carris. Vereador da CML. PCP;
Cláudia Madeira, Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva do PEV;
Inês Zuber, Socióloga. Vereadora da CML. PCP;
Libério Domingues, Encarregado de Oficinas Mecânicas. Membro da Com. Executiva da CGTP. Coordenador da União de Sindicatos de Lisboa. PCP;
Manuel Figueiredo, Economista. Presidente do Cons. Fiscal da Voz do Operário. Membro dos órgãos sociais da AIL e dos Inválidos do Comércio. Vereador da CML. PCP;
Miguel Tiago, Geólogo. Deputado da Assembleia da República. PCP;
Paulo Quaresma, Professor do 1º ciclo do EB. Presidente da Junta de Freguesia de Carnide desde 2002. PCP;
Tiago Mota Saraiva, Arquitecto. Ex-membro dos órgãos sociais da Ordem dos Arquitectos. PCP.

Assembleia Municipal
Ana Páscoa, Professora do Ensino Secundário. Eleita na AML. PCP;
Carlos Carvalho, Engenheiro. Vereador da CML. PCP;
Cecília Sales, Técnica de Comunicações de Aviação (Reformada). Eleita na AML. Eleita na AF de Santa Maria dos Olivais. PCP;
Deolinda Machado, Professora. Membro da Com. Ex. da CGTP. Independente eleita na AML;
Francisco Silva Dias, Arquitecto. Provedor da Arquitectura. Eleito na AML. Independente;
José Luís Ferreira, Jurista. Eleito na AML e na Assembleia Metropolitana de Lisboa. Membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva do PEV;
José Manuel Jara, Médico Psiquiatra. Ex-Director de Serviços/Hosp. Júlio de Matos. PCP;
José Sobreda Antunes, Funcionário Público. Eleito na AML e na AF do Lumiar. Membro do Conselho Nacional do PEV;
Levy Batista, Advogado. Foi Deputado Constituinte. Presidente do Conselho Fiscal da ID. Intervenção Democrática;
Rita Magrinho, Professora. Membro do Conselho Nacional de Educação. Vereadora da CML desde 1998, com pelouros atribuídos no mandato de 1998/2001. PCP.


Foram quatro anos de luta denunciando atropelos, negócios, erros criminosos da gestão de Santana Lopes, de Paulo Portas, de Carmona Rodrigues, do PSD e do CDS, sempre com o apoio ou a complacência do PS e as trapalhadas e contradições do Bloco de Esquerda.
Ruben de Carvalho, cabeça de lista à CM de Lisboa


Lisboa precisa urgentemente de lealdade, firmeza, honestidade e confiança para vencer os enormes desafios do seu esvaziamento e da destruição dos tecidos identitários, patrimoniais e sociais.
Modesto Navarro, cabeça de lista à AM de Lisboa


Força de confiança e de uma só palavra, a CDU tem na cidade de Lisboa um património de intervenção política, defesa dos interesses das populações, obra realizada e sobretudo um projecto para a cidade afirmado e construído em sucessivos mandatos.
Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral / PCP