quinta-feira, 28 de maio de 2009

Voto de pesar pela morte de Tomás Paquete, atleta e técnico do Benfica

Voto de Pesar
Tomás Paquete

Faleceu no passado dia 25 de Maio, aos 85 anos, Tomás Paquete, um dos grandes nomes da história do Benfica, clube que representou ao longo de vários anos, primeiro como atleta, depois como técnico de atletismo. Foi uma das figuras mais populares do Benfica, dada a sua maneira de ser, simples mas sempre bem disposto.
Tomás Paquete, nascido em Bissau, foi o homem mais rápido de Portugal no final dos anos 40 início dos anos 50. Foi duas vezes recordista nacional de 100 metros (com 10,6) e, pelo Benfica e pela Selecção Nacional, bateu várias vezes o recorde de 4x100 metros. Foi atleta olímpico em Helsínquia'1952 e esteve nos Campeonatos da Europa de 1950 e 1954. Foi 12 vezes internacional e 18 vezes campeão nacional, em 100 m, 200 m e 4x100 m.

Figura que se caracterizou pelo exemplo do seu espírito desportivo, Fair Play, amizade, solidariedade, companheirismo, homem íntegro em toda a sua plenitude, de grande sensibilidade social, lutando para que as crianças e jovens tivessem direito ao Desporto.

Atleta de grandes virtudes ímpares e muito popular no Atletismo, colaborou com a Câmara Municipal de Lisboa nos Jogos de Lisboa, no âmbito da formação no Plano de Desenvolvimento do Atletismo.

A Câmara Municipal de Lisboa apresenta sentidas condolências à Família de Tomás Paquete e ao Sport Lisboa e Benfica e encarrega o Vereador responsável pelo Pelouro do Desporto da CML de estudar e propor uma homenagem adequada à importância e relevo deste atleta.