quinta-feira, 28 de maio de 2009

Requerimento - Exposição e venda na Rua Augusta

REQUERIMENTO
Artistas e artesãos - Rua Augusta

Tendo tomado conhecimento através da Comunicação social, do impedimento por parte da Câmara na continuação da exposição e venda de produtos de características artesanais, bem como de outros de características culturais com especial incidência na pintura, de monumentos, eléctricos, ruas e outros motivos de interesse cultural e turístico, que ao longo de mais de duas décadas se vem realizando na Rua Augusta próximo do arco.

Esta prática tem não só contribuído para uma maior dinâmica daquele espaço, quer em termos turístico quer financeiro, já que responde a necessidades de vendas de produtos artesanais, com grande importância na economia dos pequenos artesãos, mas também como forma de expressão de uma cultura popular que se tem perdido ao longo do tempo.

Sendo este espaço um local privilegiado pela tipo de turistas quer nacionais quer estrangeiros que habitualmente o frequentam, não sendo incompatível com o facto de passar a existir ali perto o Museu do design, não nos parece ser razoável o seu impedimento, com a transferência para outros locais.

Tendo ainda conhecimento do descontentamento já demonstrado pelos seus utilizadores, artesãos e artistas plásticos, os Vereadores do PCP na CML gostariam de contribuir para que tal decisão seja revista e se possível revogada.
Assim, nos termos da alínea s), m) e p) do nº 1 do artigo 68º da Lei nº 169/99, na redacção dada pela Lei nº 5-A/2002, de 11 de Janeiro, os Vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa vêm requerer a V. Ex.ª. informação sobre:
As razões objectivas que contribuíram para o encerramento da exposição e venda na Rua Augusta - Sul.A possibilidade de restabelecimento de exposição e venda de artesanato e pintura, no referido local, já que não é incompatível com a existência no local de um Museu, facto que poderá valorizar não só o Museu mas igualmente outros aspectos culturais.