quarta-feira, 27 de maio de 2009

Propostas do PCP na CML são aprovadas mas não são cumpridas

Um método que já era conhecido
do tempo de Santana Lopes

O PCP tem vindo a apresentar ao logo do mandato, como nos anteriores, as suas propostas sobre as mais relevantes matérias da vida local para melhorar a vida em Lisboa.

Foram elaboradas soluções para as questões essenciais como o Urbanismo, das Finanças, Património do Estado e do Município, Espaço Público, Estacionamento, Transportes, Cultura ou Desporto e Serviços Municipais.

As organizações dos bairros e as Juntas de Freguesia e seu relacionamento com o Município foram especialmente analisados e objecto de propostas.

Constata-se imediatamente o seguinte:
1. As propostas que o PCP apresentou e que foram votadas (algumas outras ainda hoje se encontram por agendar…) mereceram o voto positivo da Câmara – muitas, inclusive, por unanimidade.
2. Depois de aprovadas deveria a CML proceder à sua concretização, mas a realidade é outra: o PS, tal como já o PSD fazia e o PCP tantas vezes denunciou, guarda as propostas na gaveta, não as implementa e continua impávido o seu trajecto sem se preocupar com a mais elementar regra da democracia: cumprir as decisões dos órgãos.
3. Já passaram muitos meses sobre as aprovações do início do mandato mas as propostas então aprovadas não estão a ser cumpridas nem se sabe o que delas é feito.
4. Sobressai desta realidade condenável sobretudo, o conceito «democrático» que esta análise aponta: aprova-se - mas quem manda é o PS... Exactamente a «técnica» de Santana e do PSD. O PCP mais uma vez denuncia e critica frontalmente tal quadro.